PEIM (Procedimento estético injetável em microvasos)

Conhecida popularmente como “aplicação de vasinhos”, é uma injeção de pequena quantidade de substância esclerosante em microvarizes ou telangiectasias (pequenos vasos dilatados superficiais). A procura pelo tratamento ocorre principalmente por motivos estéticos.

Como é feita: Utiliza-se uma agulha pequena e fina para injetar a solução, que contrai e fecha o vaso, levando à sua destruição: assim o sangue não pode mais penetrar, por isso ele não volta a aparecer. Quando o líquido continua na circulação e atinge os vasos maiores, ele é diluído pelo sangue e perde a concentração e, portanto, o efeito. Este tratamento é indicado apenas para os vasos bem finos.

Existem muitas substâncias que podem ser usadas e a que preferimos é a glicose hipertônica a 75%, por ser muito bem tolerada e por não causar alergia.

O número de sessões é variável: a maioria das lesões desaparecem com 2 a 5 sessões, com intervalo de 7 dias entre elas.

As telangiectasias (vasinhos) são alterações de caráter familiar, bem mais frequentes nas mulheres que nos homens. Ocorrem com maior frequência nos membros inferiores (pernas e coxas), mas podem ocorrer na face e no colo. Podem aparecer também nas nádegas e no restante do tronco, mas são menos frequentes.